COMENTÁRIO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA 2º TRIMESTRE 2013 (Oséias, parte 1)
Logo na introdução da lição são apresentadas propostas ou objetivos a serem alcançados no trimestre. Entre essas propostas estão o reconhecimento do chamado de Deus ao homem por meio dos “Profetas Menores” e o reconhecimento de que a morte é antitética à Vida (grafo com maiúsculo, pois refiro-me a Vida Eterna, Deus), pois todos nós fomos criados para vivermos eternamente. Romanos 5:12 diz que por causa do pecado de Adão a morte passou a ser o quinhão de cada descendente seu. Mas graças a Deus pelo sacrifício de Jesus Cristo, se o aceitarmos, teremos vida eterna. Amém.
LIÇÃO 1 ADULTÉRIO ESPIRITUAL (LIVRO DE OSÉIAS, PARTE 1) SÁBADO VERSO PARA MEMORIZAR: “Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da Desfavorecida; e a Não-Meu-Povo direi: Tu és o meu povo! E ele dirá: Tu és o meu Deus” (Oséias 2:23). Interessantíssimo o verso para memorizar, pois existe, implicitamente, o morrer para o pecado e o viver para Deus. Percebe-se na seguinte expressão “semearei Israel para mim na terra”. Ora, ninguém semeia ou planta algo sem que o objetivo seja que esse algo cresce e frutifique, sabe-se, no entanto, que para o grão germinar é necessário, primeiramente, que ele morra para depois crescer. Assim somos nós, precisamos primeiramente morrer para o pecado, precisamos deixar que Cristo suplante o nosso eu. O amor de Deus por mim e pela sua igreja é incondicional. Deus, mais do que ninguém, sabe das nossas lutas, das nossas fraquezas e tendências naturais para o pecado e para a prostituição. Mas mesmo assim Ele nos ama e nos perdoa. Amém. UMA ESTRANHA ORDEM Levando em consideração o significado do nome Gômer (perfeição), parece-nos uma contradição, pois como pode alguém (uma mulher, para ser mais específico, e lembrando que o termo mulher, em linguagem profética, significa IGREJA) ter um nome tão belo, um nome que inspira confiança, respeito; viver uma vida de prostituição?!! Assim é o povo de Deus. Veja como é bonito este nome: povo de Deus. Significado que remete a confiança, a respeito, a pureza, a santidade, mas que muitas vezes vive o oposto de tudo isso. Agora veja como este casal Oséias e Gômer, pelo significado de seus nomes, completa-se perfeitamente: Oséias (salvo), Gômer (perfeição). Ora, alguém salvo por Deus só pode unir-se, as coisas perfeitas. Não obstante, Gômer representava a perfeição humana. Porém, a verdadeira perfeição só Deus a possui e só Ele pode imputá-la ao homem. Era exatamente esta lição que Deus queria ensinar a Israel e quer nos ensinar agora: não devemos buscar a perfeição em homens, pois não a encontraremos. Leia Isaias 20: 1-6 e observe outra ordem de Deus estranhíssima. Deus ordena que o profeta tire a roupa e o calçado e que ande por três anos assim, despido. Assim aconteceria com os presos do Egito e da Etiópia quando fossem levados pelo rei da Assíria. Seriam levados despidos com as nádegas de fora descalços. Bom lembrar que Israel tinha o Egito como sua glória e a Etiópia, sua esperança. Que coisa, não?!!! No momento em que os israelitas vissem tal acontecimento era pra eles refletirem e aprenderem que somente Deus é fonte confiável. Só dEle vem o socorro, a esperança e a glória. Lição que podemos tirar dessa situação: a roupa do profeta simboliza a justiça imputada de Deus ao homem pecador e o calçado a preparação para a pregação da palavra de Deus (Ef. 6: 14-15). Portanto, Isaias deveria servir de exemplo, nessa situação, para mostrar ao povo de Israel que no homem sem Deus só há vergonha a ser revelada. E quanto aos egípcios e aos etíopes, também, deveria servir de lição ao povo de Deus, pois maldito o homem que confia no homem. TRAIÇÃO ESPIRITUAL Em todo o capítulo 2 de Oséias, Deus faz severa repreensão ao povo dEle por meio de uma linguagem metafórica, na qual Israel é representado por uma mulher (Gômer) adúltera e ingrata. No verso 5, encontramos reproduzido a fala dessa mulher adúltera, por meio de um discurso direto. Nesse discurso direto ela diz que tudo quanto possui (bens matérias) são dádivas de seu amante e não de seu esposo. Lembrando que aqui o amante é o deus Baal, o qual representa Lúcifer, e o esposo é próprio Senhor Deus, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. No entanto, no verso 8, Deus afirma categoricamente que é Ele quem dá o trigo, o vinho, o óleo, a prata e o ouro. Mas que tudo isso estava sendo usado por ela para agradar a outros deuses, os baalins. Desde o verso 3, Deus já faz um alerta de que se ela não abandonar seus maus caminhos, Ele a deixará completamente nua. Lembrando que nudez, nessa situação, representa desonra espiritual, afastamento de Deus. Nos versos 8-13, Deus cumpre com sua palavra e retira tudo aquilo que ela reputava por honra e glória. Lições que podemos tirar: tudo pertence a Deus. Tudo que temos e tudo que somos é única e exclusivamente dádiva divina. Por isso devemos ser grato a Deus por tudo. Somo ingrato por natureza, pois não há gratidão em nós, desperdiçamos as bênçãos de Deus em coisas fúteis. PROMESSA DE RESTAURAÇÃO Em Oséias 2, a mensagem principal, no entanto, não é o adultério ou a ingratidão. A mensagem principal é o grande e incompreensível amor de Deus pela raça humana, pervertida pelo pecado. Deus deixa bem claro que sabe de tudo o que acontece com a sua amada igreja. Ele conhece cada passo, cada gesto, cada ação, cada pensamento. Ele não é um traído desinformado, muito pelo contrário!! Ele sabe do que somos capazes, muito mais do que nós mesmos (tomemos como exemplo a História do apóstolo Pedro, a qual nem mesmo ele sabia que iria trair a Jesus Cristo, mas Deus sabia já de antemão), mas ainda assim, Ele nos ama. Coisa linda são as palavras, ainda que metafórica, de Deus nos versos 14 e 16, ao referir-se ao perdão dado a nós no final da história do pecado. Ei-las: “Eu a tirarei, e a levarei, para o deserto, e lhe falarei ao coração. Naquele dia ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu Baal”. Ora, todo casal no momento da troca de afetividade e de carinho quer estar sozinho em lugar deserto, para falar ao coração do seu cônjuge. Assim é Deus. O deserto aqui representa a ausência de Satanás e sua falange de anjos e também a ausência do pecado e da morte. Elementos atrapalhadores do relacionamento de Deus com sua Igreja. Deus escolheu o casamento para representar o seu amor por nós, pois não há nenhum outro tipo de relacionamento que propicie tamanha intimidade entre duas pessoas. E Ele quer exatamente isto: quer ter intimidade conosco e nós com Ele. Afinal vida eterna é conhecer a Deus e Jesus (João 17: 3). No capítulo 3, Deus manda Oséias buscar a mulher adúltera e amá-la assim como Deus ama a Israel (nós), embora eles tenham servido a outros deuses estranhos. Na realidade Oséias compra sua própria esposa, dando tudo o que possuía para tê-la de volta. Assim Deus fez conosco,deu tudo o que possuía, seu único filho, Jesus Cristo, para nos ter de volta. Mais uma vez temos como tema centra o incomensurável amor de Deus por nós. Assim como seria sofrido ao coração de Oséias ter que amar alguém que não o amava, seria e continua sendo dolorido ao coração de Deus saber que não é amado por nós pecadores. No entanto, o apóstolo Paulo diz que nada poderá nos separar do amor que Cristo tem por nós. Isso significa dizer que Deus nos ama mesmo sabendo da nossa propensão ao pecado (Oséias 11: 7).
Manoel Barreto
Enviado por Manoel Barreto em 07/04/2013
Alterado em 20/04/2013 Copyright © 2013. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |