COMETÁRIO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA 2º SEMESTRE 2013 (AMÓS, PARTE 2)
BUSQUE O SENHOR E VIVA!
VERSO PARA MEMORIZAR: “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis” (Am 5:14) LEITURA DA SEMANA: Am 5:1-15; Hb 5:14; Is 5:20; Am 7:10-17; 9:11-15; At 15:13-18. PENSAMENTO-CHAVE: Amós nos lembra que existe vida apenas quando buscamos o Senhor. DOMINGO (28/04/2013) ODIAR O MAL, AMAR O BEM (AM 5:1-15) diferentemente do que se ensina por ai, o bem não tem nenhum pontinho sequer de mal e muito menos o mal tem uma marquinha sequer de bem. A teoria do Yin-yang é mais uma teoria satânica. Deus, o bem, não tem amizade ou vínculo com satanás, o mal. Amós ordena a todos aqueles que querem ser fiel a Deus que busque e ame o bem e que rejeite o mal e odeie o mal. Na carata escrita aos hebreus 5:14, é nos dito que o discernimento, isto é, o perfeito conhecimento do que seja o bem e do que seja o mal, só é possível pelo exercício prático, e não teórico, da nossa faculdade, do raciocínio e da razão; essas faculdades, diz a carta, precisa ser alimentada com alimento sólido. Significa dizer que é só pelo estudo da palavra de Deus e pelo íntimo relacionamento com Ele que somos verdadeiramente alimentados. Outra fonte de conhecimento ou filosofia qualquer não passa de leite ou alimento líquido. Em Romanos, o Apóstolo Paulo também nos dá a ordem para nós detestarmos o mal, apegando-nos ao bem. Mas antes disso ele diz “o amor seja sem hipocrisia” (Rm 12:9). Podemos entender, aqui, que o amor, o qual se refere pode ser tanto ao próximo quanto a Deus. Digo isso porque muita vezes “amamos” a Deus hipocritamente, vivendo uma religião falsa, fria e formal. Talvez seja por isso que Amós (5:18) faz a seguinte pergunta: “para que desejai vos o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz”. Amós sabia que muitos naquela época, mesmo na prática da idolatria e da religião fria e formal, pregavam e pediam pela volta do Senhor. Será que hoje é diferente? Será que não estamos vivendo dolosamente uma religião sem Deus e, ainda assim, pedimos e pregamos sobre a volta de Jesus? Temos que refletir sobre isso. Pois o Dia do Senhor, para muito, será dia de travas e não de luz. Isaías (5:20) nos faz um alerta, dizendo para tomarmos cuidado para não chamarmos o bem de mal e o mal de bem. Hoje, vivemos em uma época de inversão de valores, em qualquer área da vida. Hoje,por exemplo, ser honesto é ser manchete de jornal, é ser incomum. Hoje, manter-ser puro para o casamento é ser quadrado. Hoje, respeitar aos pais e aos mais velhos é ser babaca. Hoje, falar de Deus nas academias, no trabalho, nas escolas, nas redes sociais é ser fanático … É somente pelo estudo diário da palavra de Deus é uma profunda intimidade com o nosso Criador, Mantenedor, Senhor e Salvador, como fez Enoque, que termos condições de sairmos ileso deste conflito entre o bem o mal. SEGUNDA-FEIRA (29/04/2013) RELIGIÃO HABITUAL Os seguintes versos: Am 5:23-24; Os 6:6;; Mt 9:13 e Sl 51:17 mostram Deus dialogando como o homem sobre “religião” (acho que a palavra COMUNHÃO soa bem melhor aos nossos ouvidos) e nesse diálogo há uma severa repreensão, pois Deus se recusa a aceitar os sacrifícios feitos, como forma de pagamento. Quando há pagamento, sentimo-nos no direito de cobrar algo em troca. Deus deixa bem claro que o que Ele quer é simplesmente misericórdia, amor a Ele e ao próximo,justiça, obediência. Ele quer que nos permitamos a usufruir do perdão, da graça. Mas esse usufruto não é somente em benefício próprio. Quer ele que sintamos pelo nosso semelhante o mesmo sentimento que Ele tem por nós, caso contrário seremos como o sino que retine. A religião do povo à época de Amós era uma religião formada pelo hábito ou pela herança cultural. Quando isso acontece, faz-se o que se faz, sem saber o porquê se faz, entendeu? Assim é uma religião habitual. Corremos um grande risco em cair nessa armadilha. Corremos um grande risco em ir à igreja, ainda que ativamente (participante), sem no entanto adorar em espírito e em verdade a Deus. TERÇA-FEIRA (30/04/2013) CHAMADO PARA SER PROFETA Ser chamado por Deus, para ser pescador de homens, requer coragem, responsabilidade e confiança em Deus, inclusive. Temos que confiar que Deus nos dará todo o suporte, toda proteção necessários para realizar os Seus desígnios. Toda e qualquer pessoa que aceitar o chamado de Deus enfrentará dificuldades, barreiras e principalmente rejeição. Essa última talvez seja a mais dolorida das provas. Não é fácil sairmos de nosso conforto em direção a alguém e com todo bom ânimo, para falar do amor de Deus e sua mensagem de salvação e vida eterna e ser chamado de louco e/ou fanático. Foi exatamente isso o que aconteceu com o profeta Amós. Temos vários outros exemplos na Bíblia de rejeição. O maior de todos é o do próprio Jesus Cristo. Ele foi rejeitado na Sua própria terra. Tais exemplos de Amós e de Cristo devem nos servir de ânimo para continuar pregando e falando do amor, misericórdia e juízo de Deus. QUARTA-FEIRA (01/05/2013) O PIOR TIPO DE FOME (Am 8:11-12) É de fundamental importância entender que a mensagem de Amós 8:11-12, aplica-se principalmente ao povo de Deus, àquele que se diz crente, àquele que fala em nome de Jesus, àquele que ostenta a Bíblia sobre as mãos, mas vive um vida íntima completamente distante de Deus. Isso pode até parecer paradoxal, mas não é. A mensagem da fome e sede da palavra de Deus, não é para os ímpios, até por que o ímpio, para Deus, é morto-vivo e morto não se ali,enta e não bem coisa alguma. Diz a Palavra de Deus que na seara (a igreja) há joio e trigo. Lembrando que o joio e o trigo têm grande semelhança até o momento da colheita, quando surge as diferenças. Muitos, hoje, têm recusado as advertências feitas pela Palavra Viva, sobre o verdadeiro reavivamento e reforma. Muitos têm negligenciado a mensagem de saúde,ponto fundamental, para uma boa comunicação como Espírito Santo; afinal o corpo que temos e usamos é na realidade, ou pelo menos deveria ser, o Seu Templo. Muitos têm negligenciado a mensagem da modéstia cristã, preferindo à ostentação da moda e do luxo. Muito têm negligenciado a mensagem da santificação e purificação, preferindo viver à prática da pornografia, prostituição e adultério de maneira dissimulada, ou seja, fingindo ser cristão (sepulcro caiado). Para tais pessoas Deus anuncia que chegará o dia em eles não mais terão o privilégio de ouvir a Palavra e conselho divinos. Que Deus tenha a misericórdia de nós. Amém! QUINTA-FEIRA (02/05/2013) A RESTAURAÇÃO DE JUDÁ Os versos de 11-15, do capítulo 9 de Amós, nos fala do grande amor de Deus pelo Seu povo. Temos aí a grande promessa do nascimento de Cristo, na linhagem de Davi e a grande promessa da restauração do “tabernáculo de Davi”. É muito gratificante saber que a mensagem principal da Palavra de Deus não é a punição em si mesma. A mensagem principal da palavra de Deus é a restauração do homem à sua imagem e semelhança, ainda que para isso, seja necessária a punição. Assim, se Deus nos repreende é sinal de que somos amados por Ele e de que ainda há Esperança, a bendita Esperança, para nós. Amém! Até a próxima semana, na qual iremos estudar, se assim Deus nos permitir, o livro do profeta Jonas.
Manoel Barreto
Enviado por Manoel Barreto em 03/05/2013
|